Desafios Tributários para Profissionais de Saúde

O Brasil está entre os 30 países em que mais se pagam impostos do mundo e para os profissionais da sáude este cenário não é diferente!

Gerenciar tributos pode ser um desafio para profissionais médicos, dentistas e outros da área da saúde. Isso se deve, em parte, ao fato de que muitos atendem pacientes em consultórios particulares e outras instalações, como hospitais e clínicas de terceiros.

Como resultado, esses profissionais têm várias fontes de renda, cada uma com um método de pagamento diferente, como Recibos de Profissional Autônomo (RPA) e Notas Fiscais.
Outro cenário é o trabalho autônomo, em que o profissional da saúde deve apresentar o Imposto de Renda (IR) anual e pagar o Carnê-Leão mensalmente, registrando suas operações financeiras em um Livro Caixa.

Muitos profissionais da área da saúde desconhecem essa opção de apuração e recolhimento de impostos.

Para esses profissionais autônomos, o imposto de renda pode variar de 7,5% a 27,5%, dependendo da faixa de renda, além do INSS, que pode chegar a 20%, e do ISSQN, cujo percentual varia de acordo com a legislação municipal.

Os profissionais da área da saúde que são empresários e possuem clínicas ou consultórios devem analisar o melhor regime tributário para sua empresa. Os regimes tributários mais comuns para consultórios e clínicas da área da saúde são o Lucro Presumido e o Simples Nacional, e a escolha do regime tributário correto é primordial para o sucesso empresarial.

Conteúdo da Biblioteca com ID 273